10/07/2014

Vamos aprender a seguir um modelo? (3)

(escrito por Isa Ribeiro)
Vamos continuar com o tutorial que ensina como decifrar instruções de modelos para tricotar em português.

Estamos a seguir este modelo da Drops.

Quem não acompanhou os primeiros posts, pode vê-los aqui:

Vamos aprender a seguir um modelo? (1)
Vamos aprender a seguir um modelo? (2)

Antes de começarmos a pegar em agulhas e linhas, há mais algumas informações que temos de ter em conta e que nos foram apresentados na ficha técnica:

1.       A espessura do fio que é usado no modelo:
Num mundo ideal usaríamos exactamente o fio que se refere no modelo. Mas nem sempre isso é possível, pelo que, muitas vezes, é necessário encontrar um fio de substituição.
Esta questão depende muito daquilo que vamos tricotar, mas em 90% dos casos é importante usar um fio da mesma matéria, e com uma espessura semelhante à que é usada no modelo. Só assim conseguimos garantir que vamos ter uma peça tricotada parecida com o que vemos na fotografia do modelo.
Para saber qual a espessura que precisamos, vamos investigar qual o fio usado no original (se bem se recordam, o modelo é este T-shirt DROPS). O Muskat é um fio de algodão, de espessura média (100m em 50g). Assim, convém substituí-lo por um fio também de algodão e com, mais ou menos, a mesma metragem para 50g. Se substituíssemos por um fio muito mais grosso, iríamos tricotar uma camisola muito pesada (basicamente ficaria um tapete para vestir), e se escolhêssemos um fio muito fino, a camisola ficaria transparente.

2.       Escolher um tamanho:
Na maioria dos modelos de tricot para adulto os tamanhos indicados não correspondem ao tamanho de roupa que compramos, mas sim ao tamanho da medida do peito. Por isso, para saberem o vosso tamanho, peguem numa fita métrica e meçam à volta do peito.
Agora uma dica só para senhoras de peito grande: meçam acima do peito, logo abaixo do sovaco, esta medida é mais correcta para quem tem peito grande.
Continuando… Os modelos da DROPS exigem uma pequena batota para perceber qual o nosso tamanho, pois em Português só indicam S-M-L-XL-XXL e XXXL. Mas se virem a página na versão em inglês, por debaixo do tamanho estão as medidas finais – Bust (peito): 84-92-100-110-120-130 cm. Neste exemplo vou mostrar como fazer o tamanho M (92cm).

3.       A amostra! (Já imagino olhos a rebolar)
Sim, é muito importante fazer uma amostra, e lavá-la também. Um modelo de tricot não é mais do que uma instrução para conseguir ter um tecido com as dimensões desejadas. Assim, se o número de malhas ou carreiras que temos em cada 10cm for muito diferente do modelo original, as dimensões finais também serão diferentes.
Neste modelo a indicação da amostra vem depois do tamanho da agulha, e indica uma densidade de 21 malhas e 28 carreiras para 10cm, o que significa que as 98 malhas da frente da camisola na zona do peito corresponde a uma frente com 46cm [98malhas/(21 malhas da amostra/10cm)], que corresponde a um tamanho 36/92cm (46+46=92).
Mas imaginemos que escolhemos um fio semelhante ou igual ao do modelo, e tricotamos a amostra na agulha indicada… No entanto, como tricotamos com uma tensão mais apertada do que a designer do modelo, ficamos com uma amostra de 24 malhas para 10cm. Isto significa que a nossa frente da camisola no final vai ter apenas 41cm [98malhas/(24malhas da amostra/10cm)], que é um tamanho 32/82cm!!!
Claro que a camisola não nos vai servir assim...
É uma das partes aborrecidas do trabalho, mas é muito importante encontrarmos uma combinação agulha + fio parecida à densidade de malhas da amostra do modelo. Se tivermos mais malhas para 10 cm que o indicado, é necessário tentar um tamanho de agulha maior. Se for o contrário, menos malhas para 10 cm, tentar um tamanho de agulha menor. 
Só mais um apontamento, como vão acabar por eventualmente lavar a vossa peça tricotada, é importante que lavem a vossa amostra também, pois os fios na generalidade modificam-se depois de molhados e as dimensões das peças tricotadas ficam alteradas. Lavando a amostra feita, conseguem prever mais facilmente esta alteração.
 

No próximo post vamos finalmente agarrar-nos às agulhas!
 
 

Sem comentários: