01/10/2014

Não encontro o fio recomendado pelo modelo, e agora? (1)

(escrito por  Isa Ribeiro)

Uma das maiores dificuldades entre os adeptos do tricot é escolher o fio adequado ao modelo que queremos tricotar. Por um lado, nem sempre o fio usado no modelo está disponível nas lojas portuguesas, por outro lado, podemos querer trocá-lo (porque não gostamos de trabalhar com o fio recomendado, porque queremos usar um fio de outra fibra, porque achamos o fio caro demais, etc…).

E então? Como fazemos para escolher um substituto adequado?

As marcas de fios americanas ou britânicas geralmente usam um tipo de classificação que ajuda nestas substituições – o yarn weight, o que ajuda muito, pois podemos começar por usar um fio da mesma classificação. No entanto, estas categorias englobam fios com alguma diversidade de espessuras, e existe alguma confusão para os fios que estão nos limites das classes.


Algumas vezes fios de espessura similar podem estar classificados numa marca com uma categoria, por exemplo a categoria worsted, e noutras marcas estarem numa categoria diferente, por exemplo a aran.

Esta categorização ainda não começou a ser usada por marcas portuguesas, mas existem outras indicações que nos dizem qual a espessura do fio, como por exemplo a tensão da amostra tricotada e o número de metros por peso.

Também já foram criados alguns sites (por exemplo, http://yarnsub.com) que ajudam nas substituições, mas os fios que encontramos por cá nem sempre estão listados.

Para encontrarmos uma substituição adequada, primeiro precisamos de olhar para o modelo que queremos usar e para o fio que eles recomendam.

Vamos voltar ao modelo que usamos no nosso tutorial sobre ler modelos: a camisola de verão DROPS.


Para conseguirmos um resultado semelhante ao original existem 4 qualidades que devemos respeitar quando procuramos um novo fio:
  1. o fio deve ser feito da mesma matéria que o fio recomendado;
  2. o fio deve ter uma metragem semelhante (número de metros por peso) ao fio recomendado;
  3. o fio deve aconselhar uma tensão semelhante ao fio recomendado (número de malhas e carreiras para uma amostra de 10 cm);
  4. o fio deve ter uma textura semelhante ao fio recomendado.
No próximo post vamos analisar cada uma das qualidades que devemos procurar no fio que vamos usar na substituição.
 

Sem comentários: